Introdução ao Romance Vitoriano é um curso livre que objetiva oferecer um panorama contextual do desenvolvimento do romance ao longo dos quase 64 anos que a Rainha Victoria esteve no trono britânico e, de forma mais ampla, do século XIX.
São abordados, ao longo de quatro módulos, o contexto histórico e social em que o romance floresceu enquanto forma literária predominante, os gêneros que marcaram períodos específicos da Era Vitoriana, seus atravessamentos e, por fim, alguns dos principais autores do período.
Em “Novel Reading” (1879), Antony Trollope observou: “nós nos tornamos um povo leitor de romances, do primeiro-ministro à última copeira”. Seu comentário acerca dos vitorianos foi certeiro: dentre leitores de romances figuravam ninguém menos do que a Rainha que dá nome ao período e primeiros-ministros como William Gladstone e Benjamin Disraeli, este último também romancista. Os avanços no projeto educacional do país também ampliaram consideravelmente o público-leitor ao longo do século.
Patrick Brantlinger e William B. Thesing ressaltam que “John Sutherland estima que entre 1837 e 1901 cerca de 60.000 romances foram publicados na Grã-Bretanha – cerca de 20% de toda a produção de livros – e que esses números talvez dobrem se adicionarmos folhetos religiosos e publicações em série que não aparecem nos volumes encadernados. Além disso, cerca de 7.000 vitorianos poderiam legitimamente intitular-se ‘romancistas’”.
Neste sentido, analisar o período vitoriano é também estudar o amadurecimento do romance enquanto forma literária aclamada e criticada em iguais medidas, uma manifestação literária plural e marcada pela ascensão de uma variedade de subgêneros de vieses populares, eruditos, de entretenimento e engajados com as questões sociais e políticas de seu tempo.
Oferecendo uma abordagem crítica a obras, autores e movimentos da literatura do período em consonância com a tradição inglesa em um sentido mais amplo, este é um curso formativo que oferece uma base sólida para todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos na arena da literatura vitoriana.
Inegavelmente, o romance vitoriano segue exercendo uma influência considerável na literatura e na cultura contemporânea, seja em seus pontos de contato e identificação, seja na diferença. Neste curso, tensionamos estes pontos a fim de compreender a herança complexa desta literatura e o legado duradouro de romancistas como Charles Dickens, Charlotte, Emily e Anne Brontë, William Makepeace Thackeray, Elizabeth Gaskell, Wilkie Collins, Anthony Trollope, Mary Elizabeth Braddon, George Eliot, Thomas Hardy, Oscar Wilde e Robert Louis Stevenson.
Marcela Santos Brigida elaborou o curso Introdução ao Romance Vitoriano em 2021. Ela é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Possui diversas publicações na área e colaborou com prefácios e posfácios para edições recentes de traduções de clássicos vitorianos.
Eu ainda não terminei o curso inteiro, mas acabo de citar alguns textos na minha dissertação. A professora Marcela é um exemplo de ética e seriedade com os estudos literários, e sua curadoria é de excelente qualidade. Introdução ao Romance Vitoriano, além de ter um tom de apresentação, possui também discussões aprofundadas sobre temas específicos dentro do período histórico e literário do século XIX. Saio com certeza desejando mais cursos, e um leitor crítico, com bagagem, para ler os romances vitorianos.
Recomendo os cursos oferecidos pela Marcela. Em geral, os textos selecionados para debate são extremamente relevantes. A Marcela é uma professora excelente e engajada com o aprendizado dos alunos.
Encantada. Parece clichê, e talvez seja, mas além de superar minhas expectativas em termos de conteúdo, com o curso também fiz laços afetivos que aquecem meu coração. Sei que a literatura nos uniu, mas o carinho das colegas e o seu, como professora, foi um bônus inesperado. E assim um curso Ead começou a morar no meu coração e me fez acreditar que é sim possível termos ensino de qualidade e com ternura, mesmo à distância.
Excelente o curso. Marcela é uma excelente professora, com conhecimento vasto sobre o assunto ministrado. Além de ter muita paciência em tirar as dúvidas. Amei participar.