Neste curso, pretendemos oferecer à turma um panorama amplo e plural de manifestações críticas, teóricas e literárias que moldaram e definiram o pensamento feminista. Partindo do mito de Pandora, como concebido em sua versão mais famosa por Hesíodo, analisaremos a dinâmica do conhecimento nas mãos femininas. Problematizaremos a maneira como o imaginário social se constitui a partir de uma compreensão de inferioridade feminina, elemento que surge como base fundamental do pensamento ocidental na Idade Média. A partir deste pressuposto e de seus desdobramentos históricos, dialogaremos com autoras que moldaram o feminismo ao longo dos séculos, debatendo textos de Christine de Pizan, Mary Wollstonecraft, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, bell hooks, Silvia Federici e Judith Butler.
O curso livre Introdução ao pensamento feminista será oferecido no formato síncrono e on-line. As reuniões acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 21h (horário de Brasília), nos dias 10/07, 17/07, 24/07, 31/07 e 07/08 de 2024, via Google Meet.
Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma. Este conteúdo poderá ser consultado exclusivamente pela turma ao longo de um período de 1 ano [365 dias] a partir da data da inscrição.
Não será possível se inscrever após o início das aulas síncronas.
Do mundo dos deuses à Cidade das Damas
Os direitos das mulheres e a educação feminina
Para além do tornar-se mulher
A mulher e o capital: as Revoluções Feministas
Os Feminismos
Ana Carolina Guedes se graduou em Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2011, obtendo o grau de Mestre em História Política pela mesma instituição em 2014, com foco no feminismo do período Vargas. É Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a tese “Uma elegia à imageria: ficção e metáfora a partir dos escritos literários e ensaísticos de Virginia Woolf (1911-1941)”, em 2021. Foi auxiliar de pesquisa na Casa de Rui Barbosa e na Casa de Oswaldo Cruz com foco em divulgação científica. Atualmente desenvolve pesquisa sobre ritmo e sonoridade nas obras de Virginia Woolf, na área de Literaturas de Língua Inglesa na UERJ. Além disso, é membro do grupo de pesquisa CNPQ KEW – Kyklos de Estudos Woolfianos.