A reputação de James Joyce o precede. Reconhecido como um dos autores mais influentes do século XX, até aqueles que nunca leram seus textos reconhecem seu nome de imediato. Quem nunca ouviu falar de Ulysses ou leu autores que declararam ter sido influenciados pelo escritor irlandês? De William Faulkner e Samuel Beckett a Jorge Luis Borges e Umberto Eco, Joyce deixou sua marca em uma vasta gama de escritores e críticos.
Joyce é um talento que foi amplamente reconhecido em seu próprio tempo e tinha uma personalidade reclusa. Assim, seus biógrafos relatam a dificuldade de organizar de forma clara os fatos de sua vida. No entanto, todos eles corroboram a caracterização de Joyce como um autor cujas obras encantam pela leitura, mas podem espantar pela ambição. Bowker (2011) retrata Joyce como um cientista linguístico cujo laboratório era a ficção; algo que se confirma no modo como o escritor descreve sua obra.
Sobre Ulysses, Joyce declarou:
“Eu coloquei tantos enigmas que professores vão se ocupar por séculos discutindo sobre o que eu quis dizer.”
(in Bowker, 2011)
De fato, Ulysses segue sendo foco de pesquisas e especulações mais de um século após sua publicação. O mesmo pode ser dito sobre toda a obra do autor. Joyce pode intimidar pela complexidade, mas ele recheia sua escrita de sátiras e comédias imaginativas. Ele é um autor que quis ser lido por anos a fio e oferece obras que instigam leitores a conhecê-las, se não pelo prazer, certamente pela curiosidade.
“A única exigência que faço ao meu leitor,” ele disse com um sorriso cativante para Max Eastman, “é que ele deve dedicar sua vida à leitura das minhas obras.” (Ellman, 1959).
Introdução à obra de James Joyce é um curso tanto para quem busca se aprofundar quanto para o leitor que gostaria de adentrar o universo joyceano. As aulas são pensadas como um espaço de troca de experiências de leitura, tanto de textos críticos quanto de textos do autor. Como afirma Derek Attridge (2004), não há como tornar James Joyce “fácil”, mas é possível remover concepções acerca da sua obra que a tornam difícil, e é isso que propomos com este curso.
O curso livre Introdução à obra de James Joyce será oferecido no formato síncrono e on-line. As reuniões acontecerão às segundas-feiras, das 19h às 21h (horário de Brasília), nos dias 06/01, 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02/2025, via Google Meet.
Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma. Este conteúdo poderá ser consultado exclusivamente pela turma ao longo de um período de 1 ano [365 dias] a partir da data da inscrição.
Não será possível se inscrever após o início das aulas síncronas.
Todas as aulas contarão com textos de apoio.
Lucas Leite Borba é mestre na área de teoria literária pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Sua pesquisa na pós-graduação, com foco em Virginia Woolf, perpassa o contexto modernista anglófono e seus autores. Sua mais recente publicação é Virginia Woolf: uma breve introdução, pela Senhora Bennet Editora.