a construção do sujeito moderno em Romeu e JUlieta
Apresentação
O objetivo do curso livre A construção do sujeito moderno em Romeu e Julieta é analisar a tragédia shakespeariana a partir do processo de formação de um novo sujeito na modernidade nascente. Nossa análise se debruçará sobre o contexto histórico-cultural do teatro shakespeariano e a relevante influência de uma cultura retórica em ascensão na Inglaterra do século XVI para refletirmos acerca dos grandes temas de Romeu e Julieta: o amor romântico, a origem do Estado moderno e o conceito de indivíduo. Tendo como base aspectos contextuais e textuais, vamos explorar os motivos de encontrarmos na tragédia do amor juvenil uma das representações mais evidentes do sujeito moderno em formação no contexto da transição da Idade Média para a modernidade.
These violent delights have violent ends.
– William Shakespeare, Romeo & Juliet, act ii, scene 6
O curso livre A construção do sujeito moderno em Romeu e Julieta será oferecido no formato síncrono e on-line. As reuniões acontecerão às terças-feiras, das 19h às 21h, de 02 a 30/04 de 2024, via Google Meet.
Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma. Este conteúdo poderá ser consultado exclusivamente pela turma ao longo de um período de 1 ano [365 dias] a partir da data da inscrição.
Temas das nossas aulas
01) Shakespeare: sua época e sua obra 02) Romeu e Julieta: a intempestividade da juventude 03) Romeu e Julieta: entre o amor romântico e a política 04) A construção de identidade na realização do outro e o caso exemplar de Romeu e Julieta 05) As adaptações de Romeu e Julieta e a cultura pop: um estudo de caso de Romeo + Juliet
Sobre a professora
Bárbara Novais é doutoranda em Estudos de Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS com foco nos estudos medievais e shakespearianos. Tradutora e professora, mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2022) com pesquisa financiada pela CAPES, especialista em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2021) e bacharel em Letras/Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2019) com pesquisa financiada pela FAPERJ. Coorganizou o livro Celebrando Shakespeare e os eventos discentes Celebrando Shakespeare e Celebrando Woolf. Pesquisa o arquétipo da megera e seus modos de representação na Idade Média e na obra de William Shakespeare com base no processo de hibridização das figuras da megera (shrew), da barraqueira (scold) e da bruxa.
Informações importantes
O curso tem uma carga horária total de 15h, com 10h de conteúdo de aula e 5h atribuídas à carga de leitura.
Não será possível se inscrever após o início das aulas síncronas. As gravações serão disponibilizadas exclusivamente à turma. Ao se inscrever, você autoriza a gravação das aulas das quais vier a participar.
O material de apoio é disponibilizado em inglês e em tradução na nossa pasta no Drive.
Nosso curso é oferecido no formato síncrono e on-line, com reuniões semanais no Google Meet.
Ao se inscrever, você terá acesso ao grupo do curso no Telegram para conversar com a turma.