Jane Austen é uma das romancistas mais populares de todos os tempos. Mesmo alguns de seus leitores mais dedicados, no entanto, abrem mão de ler as obras desenvolvidas por ela em sua adolescência. Os textos que precedem a obra madura de Austen são conhecidos como a Juvenília da autora: são composições que incluem drama, verso e prosa que foram dedicadas a familiares e amigos. Cópias limpas foram cuidadosamente conservadas e organizadas pela própria autora em três volumes, hoje preservados na Biblioteca Britânica e na Biblioteca Bodleiana de Oxford.
Aos leitores que ignoram a Juvenília, no entanto, Juliet McMaster oferece um alerta: “se você não conhece a juvenília, você não conhece Austen” (2009). Para a pesquisadora, todo o controle e contenção a serviço da exatidão que são marcas de romances como Orgulho e Preconceito e Persuasão se tornam “mais notáveis e valiosos por terem crescido a partir do entusiasmo desinibido da criatividade juvenil”. Além disso, McMaster pontua que leitores atentos identificarão as conexões entre os dois momentos da carreira de Jane Austen.
Assim, “o controle e a precisão brilhantes são informados pela vitalidade e dinamismo de rédea livre que foram aproveitados e canalizados em narrativas finamente articuladas”. A fim de oferecer a leitores austenianos uma introdução ao universo da Juvenília da autora, este curso se debruçará, em diálogo com estudos da crítica especializada, sobre obras como Amor e amizade, Catharine, ou o caramanchão, Henry e Eliza e Lesley Castle. Além disso, conversaremos sobre as maneiras como romances tardios e fragmentos como Sanditon se relacionam com as efusões burlescas e paródicas da juvenília.
A Juvenília de Jane Austen inclui 14 aulas dedicadas a debater textos da crítica especializada austeniana que focalizem a produção adolescente de Jane Austen, de influências à variedade de gêneros literários explorados de pela autora. O curso também traz uma leitura comentada de obras selecionadas da juvenília.
“Minha vida! minha alma!” (exclamou o primeiro) “Meu adorável anjo!” (respondeu o último) enquanto voavam para os braços um do outro. Foi patético demais para os sentimentos de Sophia e para os meus. Desmaiamos alternadamente no sofá.
Marcela Santos Brigida elaborou os cursos do ciclo Nação Austeniana no primeiro semestre de 2022. Ela é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Possui diversas publicações na área e colaborou com prefácios e posfácios para edições recentes de traduções de clássicos vitorianos.