O morro dos ventos uivantes

Apresentação

O Morro dos Ventos Uivantes, o único romance de Emily Brontë, foi publicado em 1847 e foi marcante o suficiente para inscrever o nome de sua autora entre os grandes da literatura mundial. Ambientado nas charnecas de Yorkshire, o livro narra a intensa e tumultuada história de Heathcliff e Catherine Earnshaw, marcada por paixão, vingança e destruição. A obra também explora o trauma geracional produzido pelos costumes repressivos da Era Vitoriana, acompanhando as famílias de Wuthering Heights e Thrushcross Grange.

Heathcliff, um órfão levado para a casa dos Earnshaw, é querido pelo sr. Earnshaw, mas detestado e frequentemente agredido por seu irmão de criação, Hindley. Heathcliff desenvolve uma ligação profunda e complexa com Catherine, que se torna o centro de sua existência. Anos depois, quando Catherine se distancia do amigo e decide se casar com Edgar Linton, um vizinho rico, Heathcliff abandona seu lar em Wuthering Heights. Tomado pelo desejo de vingança, ele retorna em uma trama danosa a si próprio e a todos ao seu redor.

Qualquer que seja a substância das almas, a minha e a dele são feitas da mesma coisa, e a de Linton é tão diferente quanto um raio de luar de um relâmpago, ou o fogo da geada.

– Emily Brontë (Tr. Adriana Lisboa)

O romance é contado através de uma narrativa em segunda mão, com a governanta Nelly Dean e o inquilino Lockwood recontando os eventos passados, o que adiciona camadas de mistério e subjetividade à história.

Nesta leitura coletiva, dialogaremos sobre a produção literária de Emily Brontë em relação ao contexto vitoriano e também em paralelo com as obras de suas irmãs. Para isso, contaremos com textos de apoio que focalizarão a relação da autora com o gótico vitoriano e as influências do Romantismo em sua escrita.

Programação

Teremos três encontros síncronos nos dias 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 21h (horário de Brasília). As reuniões serão gravadas e ficarão disponíveis para consulta por 365 dias. Trabalharemos com a edição da Zahar, recomendando também as edições da Antofágica e da Penguin-Companhia.

cronograma

01) “Eu sou Heathcliff” | Aviso biográfico e Capítulos 1-11

02) “Queria ser outra vez uma menina, meio selvagem e destemida” | Capítulos 12-22

03) “Eu acredito, eu sei que fantasmas vagaram pela Terra” | Capítulos finais e legados literários

Sobre a mediadora

marcela santos brigida

Marcela Santos Brigida é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Possui diversas publicações na área de estudos vitorianos, elaborou o curso livre “Introdução ao Romance Vitoriano” em 2021 e colaborou com material de apoio para edições brasileiras de clássicos oitocentistas.

Informações importantes

© 2025 Senhora Bennet | 47.673.951/0001-95