A Abadia de Northanger
e o Gótico

Apresentação

A Abadia de Northanger & o Gótico

Publicado em 1818, A abadia de Northanger é uma obra que celebra leitores de romances em uma época em que esta forma literária ainda era marcada por uma considerável falta de prestígio. Além disso, o romance é o foco de debates na crítica especializada que se estendem da data de sua composição original ao propósito por trás do exercício empreendido por Jane Austen ao parodiar o gótico radcliffeano.

A publicação póstuma de A abadia de Northanger foi acompanhada por documentos cruciais para o estudo da obra de Jane Austen. Claudia Johnson e Clara Tuite observam que foi com a publicação desta obra e de Persuasão que um mito comum acerca de Jane Austen foi “inventado” pelo irmão da romancista, Henry. No “Aviso Biográfico da Autora”, ele alegou que a irmã teria começado a escrever romances apenas como uma atividade de lazer, sem pretensões sérias ou ambições comerciais.

Por outro lado, no “Aviso da Autora” que prefacia Northanger, a frustração expressa pela própria Jane com a aquisição e posterior não-publicação da obra por parte de um editor revela que para ela era primordial ver suas obras publicadas.

Northanger Abbey

Frequentemente lida como uma sátira ao gótico setecentista, a obra foi reavaliada pela crítica especializada (cf. JOHNSON, 1988; ARMSTRONG, 2009) como uma celebração de formas literárias populares na virada do século XVIII para o XIX.

Reconhecer este elemento da escrita de Jane Austen nos permite interrogar uma série de noções cristalizadas a respeito da autora e produzir uma reavaliação dos debates que A abadia de Northanger propõe.

Este pequeno trabalho foi finalizado no ano de 1803 e destinado à publicação imediata. Foi vendido a um livreiro, foi até anunciado, e por que o negócio não foi adiante, a autora nunca soube. Que qualquer livreiro ache que vale a pena comprar o que não acha que vale a pena publicar parece extraordinário.

Programa do curso

A proposta

Temas das nossas aulas

Neste curso, analisaremos o projeto romanesco de Jane Austen a partir de uma investigação da sua manipulação de imagens, convenções e dispositivos do gótico em seu romance inicial A abadia de Northanger. Adotaremos a leitura desta obra e de sua fortuna crítica como um método para ampliar nossos conhecimentos acerca de Austen enquanto escritora e leitora.

A abadia de Northanger e o Gótico inclui 8 aulas dedicadas a debater textos da crítica especializada austeniana que focalizam Northanger e a manipulação do modo gótico por Jane Austen. O curso também traz uma leitura comentada de capítulos selecionados do romance.

  1. A recepção de A abadia de Northanger de 1818 a 1932
  2. A abadia de Northanger e o discurso indireto livre
  3. O encantamento no realismo de Jane Austen
  4. O gótico como crítica social em A abadia de Northanger
  5. Dispositivos góticos na ficção de Jane Austen
  6. Paródia e pedagogia em A abadia de Northanger
  7. O mundo da Abadia de Northanger
  8. A abadia de Northanger e a detetive amadora

Sobre a professora

professora

Marcela Santos Brigida elaborou os cursos do ciclo Nação Austeniana no primeiro semestre de 2022. Ela é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Possui diversas publicações na área e colaborou com prefácios e posfácios para edições recentes de traduções de clássicos vitorianos.

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