Susan J. Wolfson (2009) argumenta que a leitura ou, mais especificamente, a releitura, é o tema principal em torno do qual o enredo de Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen, é articulado. É por meio da “leitura cuidadosa” da carta de Darcy que Elizabeth encontrará “o homem que, em disposição e talentos, mais se adequaria a ela” (2009, p. 312). Para Wolfson, a prática interna da leitura no enredo do romance emula a experiência desejada pela autora em busca não de um marido ideal, mas de um público leitor cujas expectativas se casariam perfeitamente com o projeto ficcional por ela desenvolvido.
Partindo do argumento de Wolfson de que Orgulho e Preconceito “não é apenas um romance de releituras, mas um laboratório para a prática”, o curso propõe um mergulho na obra mais popular de Jane Austen que proporcione uma experiência rica e contextualizada de leitura e releitura para admiradores da romancista.
A partir de um debate centrado em uma série de contribuições da crítica especializada, analisaremos a estética do romance, questões ligadas à legislação fundiária que fundamentam a regra de sucessão que exclui as garotas Bennet e favorecem seu primo, além de pensar a construção de Elizabeth Bennet e o impacto duradouro da personagem nas letras inglesas.
É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de uma boa fortuna deve estar em busca de uma esposa.
1. A herança crítica de Jane Austen
2. Reescrevendo a Regência
3. O leitor de Jane Austen
4. A estética de Jane Austen
5. O modo dramático em Orgulho e Preconceito
6. A prática da releitura em Orgulho e Preconceito
7. Entendendo o gravame de Orgulho e Preconceito
8. Jane Austen e o pitoresco
9. Comunidade em Orgulho e Preconceito
10. O mundo de Orgulho e Preconceito
11. Culturas Austenianas
+ Leitura comentada de capítulos selecionados do romance.
Sobre a professora
Marcela Santos Brigida elaborou os cursos do ciclo Nação Austeniana no primeiro semestre de 2022. Ela é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Possui diversas publicações na área e colaborou com prefácios e posfácios para edições recentes de traduções de clássicos vitorianos.
Informações importantes
O curso tem uma carga horária total de 20h, com 14h de conteúdo de aula e 6h atribuídas à carga de leitura.
O material de apoio é disponibilizado na nossa pasta no Drive.
Nosso curso é oferecido no formato assíncrono e on-line.
Ao se inscrever, você terá acesso ao grupo do curso no Telegram para conversar com a turma e alunos de outros cursos do ciclo Nação Austeniana.
O curso inclui certificado.
O material fica disponível para acesso pelo prazo de 3 anos [1095 dias] a partir da data da inscrição.